O que são flashcards? Parte I


Pedro Henrique Maraglia
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde
Prof. Mauricio A. P. Peixoto
Doutor em Medicina, FM – UFRJ
Professor Adjunto do Laboratório de Currículo e Ensino
Núcleo de Tecnologia para a Saúde (NUTES)
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Se você leu a palavra flashcards e pensou na seguinte imagem:

Flashcard do flash

Você está um pouquinho enganado!!!

Então o que são os flashcards?

São uma espécie de base de dados, utilizados em estratégias instrucionais. Nada mais do que a representação visual e pratica de um método conhecido como “resgate ativo” (active recall), que é um principio para a aprendizagem eficiente, e que se dá por meio de uma estimulação da memória durante a aprendizagem. Este resgate ativo acontece em situações quando você mesmo busca estimular sua memória, por meio de auto questionamentos, por exemplo. O resgate passivo acontece quando, por exemplo, alguém lhe fala alguma coisa e você automaticamente se lembra de que tem que fazer algo. Ou seja, o fato de ativar sua memória não parte de você mesmo, mas, de um agente externo.

Se você já fez algum tipo de curso de inglês, espanhol, italiano, enfim, algum tipo de curso de línguas, você talvez já tenha se utilizado dos flashcards, pois é nesse campo que seu uso é mais comum.  Um flashcard do verbo “to paint” teria o seguinte formato:

Flashcard do verbo pintar

Perceba então que de um lado do cartão você vê o verbo em inglês, associado a uma imagem representativa dele.  Do outro você vê o seu significado em português. Note que aqui apresentamos apenas um exemplo de um flashcard muito simples, introdutório. Há outros exemplos possíveis desta ferramenta, com objetivos de aprendizado mais elevados. Por exemplo, um flashcard para você memorizar a definição de “Metacognição”:

Flashcard da definição de Metecognição

Quais os seus benefícios?

Dentre os benefícios em utilizar os flashcards destacamos alguns como:

  1. Estimulo ao resgate ativo de informações: Ao ler a palavra ou pergunta você poderá acessar as informações em sua memória, e assim poderá utilizá-las;
  2. Ativa uma postura metacognitiva1: É uma postura de consciência e avaliação do andamento do próprio processo de aprendizagem, o que é muito interessante;
  3. É uma metodologia de auto teste: Nela você pode constantemente avaliar o nível do seu aprendizado e localizar os pontos fortes e fracos, podendo assim, trabalhar os assuntos de maneira diferenciada mediante a dificuldade apresentada;
  4. Melhoram a retenção de conteúdos: Os flashcards auxiliam de forma muito efetiva o processo de memorização2, o que impacta diretamente no seu rendimento, assim, você pode se sair melhor em provas, no trabalho, nas aulas, por exemplo.

Os flashcards podem ser uma boa alternativa para auxiliar você
em seus momentos de estudos e em sua vida profissional.
Em uma próxima postagem demonstraremos
como fazer os flashcards, fique atento!

(1) Para saber mais sobre metacognição, clique nos links abaixo:

Os flashcards são particularmente interessantes para aprendizes visuais. Para saber mais sobre a Inteligência Visual-espacial, clique nos links abaixo:

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s