Projeto de extensão – Parte 3: Relação Ensino, Pesquisa e Extensão


Título do projeto:

Estratégias de ensino/aprendizagem no desenvolvimento por meio de um blog educativo na área da saúde

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão

O presente projeto propõe um processo de comunicação entre a universidade e diferentes atores sociais por meio do oferecimento de conteúdos selecionados como ponto de partida para o diálogo com o usuário do blog. Para tal, oferecerá várias ferramentas que promovem a interatividade tais como campos de comentários, enquetes, botões de “gosto/não gosto” e de compartilhamento em redes sociais, melhor descritos no item “Avaliação” deste projeto. Ainda mais, toma o Construtivismo, a Pedagogia de Paulo Freire e a Cognição Distribuída como fundamentação teórica em sintonia com a Política Nacional de Extensão e as Diretrizes para a Extensão Universitária. Para maiores detalhes consultar os tópicos Informações Relevantes para Avaliação da Proposta, Justificativa e Fundamentação Teórica

Na sua própria denominação “Aprendiz em Saúde” o blog propõe-se desde o início como interdisciplinar e interprofissional. Interdisciplinar na medida em que propõe como tema central e transversal a aprendizagem, cujos conteúdos bebem em fontes diversas tais como a Educação, Psicologia e Biociências. Por outro lado sua implementação demanda, de criadores e usuários, o uso de conteúdos advindos da informática e da comunicação. Mais que isto, estes mesmos conteúdos não se explicitam enquanto conceitos a serem dominados abstratamente, mas se mostram embebidos na própria ação da construção, manutenção e uso do blog. Trata-se, portanto de uma cognição que se expressa na atividade em si.

Mas o blog é também interprofissional ao tomar como foco de suas atenções o estudante e profissional da saúde. Espera­-se que no decorrer de sua manutenção o blog possa prover uma combinação de especialização e visão holista. Isto se dará em adição ao já se descreveu no parágrafo anterior, também por meio da publicação de materiais ora específicos à uma dada categoria profissional, ora dirigido a temas mais fundamentais e compartilháveis por todas as áreas. Espera-­se que esta combinação tenha dupla função. Por um lado, dirigir-­se à todos da saúde tanto em seus interesses específicos como nos gerais. Mas por outro, favorecer a comunicação entre as diferentes áreas. Isto porque, assim nos parece, que quando um estudante ou profissional começa a conhecer os temas e interesses diversos dos seus, ele poderá perceber identidades e similaridades entre áreas. Conhecer o outro é um passo importante para o diálogo.

O projeto preocupa-­se ainda em integrar a ação extensionista com aquelas de ensino e pesquisa. Por um lado agregando alunos de graduação e pós-­graduação nos processos de produção e manutenção do blog. Neste sentido, haverá significativo ganho para os alunos participantes. De acordo com seu nível de competência, possibilidades e limites, tais alunos poderão encarregar­-se desde tarefas mais simples, tais como listagem e criação de hiperlinks entre posts até as mais complexas tais como produção de conteúdo e curadoria. Em todos os casos tais ações envolverão aprendizado integrado, variado e no campo de prática de todas as disciplinas já

Por outro lado, a inclusão de tais estudantes neste projeto, abre possibilidades tanto para produção de conhecimento como também para construção de produtos vinculados à processos de educação a distância, interação social e redes de comunicação. Cabe lembrar, já descrito no item “Metodologia” deste projeto, que uma das futuras funções deste blog será a de funcionar como ferramenta de coleta de dados para projetos de pesquisa. Enfatize-se aqui, que dada a natureza das nossas linhas, métodos e técnicas de pesquisa, será muito pouco provável que qualquer dado possa ser obtido sem algum grau de participação dos sujeitos na pesquisa em si. Nosso trabalho com metacognição, psicologia diferencial, raciocínio crítico, e diagnóstico implica em considerar como sujeitos o participante da pesquisa.

                                                 Anterior         ⇔        Próximo

Anúncios