CURSO DE INVERNO – “Estudo e Debate das Idéias de Paulo Freire”


Aos leitores e amigos deste blog;

Faço um convite para o curso gratuito, dirigido para a publico em geral interessado em idéias sobre educação. Será desenvolvido agora em julho por um colega docente do meu departamento. Recomendo, confiante que será de proveito a todos.

Abraços,

Prof. Mauricio Peixoto


paulo_freireCURSO DE INVERNO 

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO  POLÍTICO CRÍTICO

“Estudo e Debate das Idéias de Paulo Freire”

 Gustavo Figueiredo, MSc. PhD.
Professor Adjunto
Laboratório de Currículo e Ensino
Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Tel. + 55 (21) 3938-6356 / 3938- 6355

Data: 30 e 31 Julho + 03 e 05 Agosto de 2015.
Horário: 9 às 17h
Local: NUTES/UFRJ.  Ilha do Fundão, CCS – Bloco A, Sala 15.
Carga Horária: 60 horas (40h presencial 4 dias integral + 20h Leitura a distância)
Professor: Gustavo Figueiredo
Requisitos:  Curso Gratuito. Sem pré-requisitos. Aberto ao Público em Geral.
Inscrições: E-mail para gfigueiredo.ufrj@gmail.com com nome e contatos.

Ementa: Vida e Obra de Paulo Freire. Política e Educação. Pedagogia do Oprimido e Teoria da Ação Dialógoca. Utopia, Esperança e Ação Transformadora. Liberdade, Ação Cultural e Conscientização.

PROGRAMAÇÃO

1o ENCONTRO: 30 Julho – Política e Educação

Temas: Dimensão politica da ação educativa. Anotações sobre unidade na diversidade. Educação e Qualidade. Do direito de criticar e do dever de não mentir ao criticar. Educação e Participação Comunitária. Ninguém nasce feito: é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos. Educação e Responsabilidade.

Manhã
Acolhimento
Paulo Freire: Vida e Obra
Roda de Conversa

Tarde
Livro 1: Política e Educação
Pg: 13-20; 37-52; 69-112
Síntese Individual

  • FREIRE, Paulo.  Política e Educação.9a Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2014.  [Original publicado em 1997 pela editora Villa das Letras]

 

2o ENCONTRO: 31 Julho – Pedagogia do Oprimido e Teoria da Ação Dialógica

Temas: Justificativas da pedagogia do oprimido. A contradição opressores-oprimidos e sua superação. A situação concreta de opressão, os opressores e os oprimidos. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, os homens se libertam em comunhão. A concepção bancária de educação como instrumento de opressao e A contradição educador-educando. A concepção problematizadora e libertadora da educação. Educação dialógica e diálogo. Relações homens-mundo, temas geradores e metodologia da educação dialógica. A teoria da ação dialógica e suas características:  a co-laboração, a união, a organização e a síntese cultural.

Manhã
Acolhimento
Livro 2: Pedagogia do Oprimido
Pg: 23-115; 191-213

Tarde
Debate em Plenária
Síntese Individual

  • FREIRE, Paulo.  Pedagogia do Oprimido. 43aEdição. São Paulo: Paz e Terra, 2005. [Manuscrito em português de 1968 escrito durante exílio no Chile. Primeiro Original Publicado no ano de 1970  em New York pela Herder & Herder editora. 1a. Edição brasileira  em 1974, pela editora Paz e Terra].

 3o ENCONTRO: 03 Agosto – Utopia, Esperança e Ação Transformadora

Temas: Reencontro com a pedagogia do oprimido. A Esperança como imperativo existencial e histórico. A esperança histórica da transformação. Medo da Liberdade. Círculos de Cultura. O Sonho pela Humanização. Lideranças, Forças Populares e Revolução Cultural.

Manhã
Acolhimento
Livro 3: Pedagogia da Esperança
Pg: 13-19; 21-142; 249-272

Tarde
Discussão em Grupos
Síntese Individual

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 17aEdição. São Paulo: Paz e Terra, 2011. [Original Publicado em 1992 pela editora Paz e Terra].

4o ENCONTRO: 05 Agosto – Liberdade, Ação Cultural e Conscientização

Temas: Ação cultural para a Libertação. O Processo de Alfabetização de adultos como ação cultural para libertação. Toda prática educativa implica numa concepção dos seres humanos e do mundo. O processo de Alfabetização Política.  Conscientização e Libertação. Reflexões sobre o Processo de Conscientização.

Manhã
Acolhimento
Livro 4: Ação Cultural para a Liberdade
Pg.: 7; 42-85; 86-104; 131-142; 143-149

Tarde
Síntese Individual
Roda de Conversa

  •  FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos.4a Edição. São Paulo, Paz e Terra, 1979.[Manuscritos entre 1968 e 1974. Original Publicado  no Brasil em 1975 pela editora Paz e Terra].
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