O que é um problema de pesquisa ?


Publicação atualizada da original de 25 de Março de 2009

Maurício Abreu Pinto Peixoto
Doutor em Medicina, FM – UFRJ
Professor Adjunto do Laboratório de Currículo e Ensino
Núcleo de Tecnologia para a Saúde (NUTES)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Os problemas são oportunidades em roupas de trabalho.”
– Henry Kaiser citado em The Kaiser Story‎ –
Página 62, de Kaiser Industries Corporation
– Publicado por Kaiser Industries Corp., 1968 – 72 páginas

Definição de Problema

Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema ou indagação. Entretanto, ao se afirmar isto, torna-se conveniente esclarecer o significado desse termo. Uma acepção bastante corrente identifica problema com questão, o que dá margem a uma série de desencontros e equívocos sobre a natureza dos problemas verdadeiros e dos falsos problemas. Outra acepção identifica problema como algo que provoca desequilíbrio, mal-estar, constrangimento às pessoas. Contudo, na acepção científica, problema é qualquer situação não resolvida e que é objeto de dicussão, em qualquer domínio do conhecimento.

Quando se trata de conceituar o que é um problema de pesquisa, é preciso levar em conta de antemão que nem todo problema é passível de tratamento científico. Isto significa que, para realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de científico.

Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser testadas, observadas, manipuladas.

Um problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual.

São inúmeras as razões de ordem prática e intelectual que conduzem à formulação de problemas de pesquisa. Apenas com o objetivo de ilustrar o universo de possibildades que pode se descortinar em relação a este tema, apresenta-se abaixo algumas definições e exemplos de problemas de ordem prática e de ordem intelectual.

Problemas de ordem prática

  • Direcionados para respostas que ajudem a subsidiar ações. Em pacientes com morte cerebral, o momento preciso para desligar os aparelhos de manutenção das funções vitais é controverso e envolve várias áreas além da medicina. O intensivista necessita de critérios claros de ação para para subsidiar sua conduta.
  • Direcionados para a avaliação de certas ações ou programas.  Campanhas de esclarecimento são ferramentas frequentes em saúde pública. Foi realizada uma determinada campanha sobre os perigos do cólera, mas não se sabe se e como ela foi eficaz.
  • Direcionados a verificar as conseqüências de várias alternativas  possíveis. Há argumentos a favor de um ensino de saúde que integre em diferentes momentos alunos de medicina, enfermagem e nutrição (além de outras possíveis áreas). Em alguns lugares isto já foi feito. Mas momento não se sabe ao certo quais os seus efeitos, riscos e benefícios em comparação com outras formas de ensino mais tradicionais. É preciso avaliá-los. disciplina.
  • Direcionados à predição de acontecimentos, com vistas a planejar uma ação adequada. Indústrias ao par de seus benefícios contribuem para a deterioração do meio ambiente. Exemplo: Petrobrás está interessada em verificar em que medida a construção de uma planta de gasolina poderá concorrer para a deterioração ambiental de uma determinada área. Para isto realiza-se um estudo de impacto ambiental.

É possível ainda considerar como problemas de interesse prático, embora mais próximos dos problemas de interesse intelectual, aqueles referentes a muitas pesquisas que são realizadas no âmbito dos cursos universitários de graduação. Esses problemas servem, normalmente, para um treinamento do aluno na elaboração de projetos de pesquisa.

Problemas de ordem intelectual

  • Direcionados para a exploração de um objeto pouco conhecido.  Exemplo: Diagnóstico  /  Decisão médica.
  • Direcionados para áreas já exploradas,com o objetivo de determinar com maior precisão e apuro as condições em que certos fenômenos ocorrem e como podem ser influenciados por outros. A melanina é conhecida como tendo efeito fotoprotetor contra a radiação ultra-violeta. No entanto, alguns estudos sugerem dano genético posterior à exposição solar decorrente de alguns dos seus metabólicos.
  • Direcionados para a testagem de alguma teoria específica. Exemplo: pesquisador, a partir de um grupo de crianças de faixa etária entre 0 a 14 anos, dispõe-se a verificar até que ponto a teoria piagetiana sobre os estádios de desenvolvimento infantil pode ser ou não comprovada.
  • Direcionados para descrição de um determinado fenômeno. Entender como se dá o processo de escolha da especialidade em alunos de medicina.

Como formular um problema de pesquisa

Formular um problema científico não constitui uma tarefa fácil e, por isso, o treinamento desempenha um papel fundamental nesse processo.

Por estar estreitamente vinculado ao processo criativo, a formulação de problemas não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. Contudo, existem algumas condições que facilitam essa tarefa, tais como:

  • Imersão sistemática no objeto;
  • Estudo da literatura existente e discussão com pessoas que já tenham experiência prática no campo de estudo em questão.
A experiência acumulada dos pesquisadores possibilita ainda o desenvolvimento de certas regras práticas para a formulação de problemas científicos. Entretanto, vale ressaltar que, em alguns casos, o problema proposto não se adequa a essas regras. Isto não significa, porém, que ele deva ser abandonado. Muitas vezes, o melhor será proceder à sua reformulação ou esclarecimento.

O problema deve ser formulado como pergunta

Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema e contribui substancialmente para delimitarmos o que é o tema da pesquisa e o problema da pesquisa.  Tomemos por exemplo uma pesquisa sobre a disciplina de Questão Metodológica. Se eu disser que vou pesquisar sobre esta disciplina, pouco estarei dizendo (este é, provavelmente o meu tema). Mas, se propuser: “que fatores provocam o sono nas aulas de Questão Metodológica?” ou “quais as características dos alunos que freqüentam a disciplina de Questão Metodológica?”, estarei efetivamente propondo problemas de pesquisa.

Mas chamo sua atenção para uma sutileza. A questão formulada não é o problema de pesquisa. É uma dedução do problema. Tecnicamente chamamo-la de “Questão Norteadora“. Neste sentido é apenas um recurso heurístico que visa facilitar o seu pensamento. Você precisa antes problematizar. Isto é, o problema é construído sobre um contexto amplo de dados e raciocínios. É aí que você identificará situações obscuras, perguntas não respondidas, proposições contraditórias, etc. E é deste contexto que o problema aflora.  Isto significa que não é correto sair à esmo fazendo perguntas. É necessário deduzi-las neste processo de problematização.

O problema deve ser claro e preciso

O problema não pode ser solucionado se não for apresentado de maneira clara e precisa. Com freqüência, problemas apresentados de forma desestruturada e com erros de formulação acarretam em dificuldades para resolvê-los.

Por exemplo, “como funciona a mente do médico?”. Este problema está inadequadamente proposto porque não está claro a que se refere. Para solucionar o impasse, deve-se partir para uma das muitas e possíveis reformulações à  pergunta inicial: “Que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de diagnosticar, vivido pelo médico?”. etc.

Pode ocorrer também que algumas formulações apresentem termos definidos de forma não adequada, o que torna o problema carente de clareza. Seja, por exemplo, “A abelha possui inteligência?”. A resposta a esta questão depende de como se define inteligência. Muitos problemas deste tipo não são passíveis de solução porque empregam termos retirados da linguagem cotidiana que, em muitos casos, são ambíguos.

O problema deve ter base empírica

Os problemas científicos devem basear-se em fatos. Isto é, devem primar pela objetividade. Cabe ao pesquisador tentar aproximar-se o máximo possível da realidade, sem que suas conclusões sejam distorcidas por valores, percepções pessoais e preconceitos. O pesquisador busca responder perguntas, achar soluções; e não comprovar opiniões pre-concebidas.

É bastante complexo investigar certos problemas que já trazem em si uma carga muito grande de juízos de valor. Por exemplo, “a mulher deve realizar tarefas tipicamente masculinas?” ou “é aceitável o casamento entre homossexuais?”. Estes problemas conduzem inevitavelmente a julgamentos morais e, conseqüentemente, a considerações subjetivas, invalidando os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das mais importantes características.

Esta é uma tarefa muito simples quando estamos investigando rochas, por exemplo em geologia. Aqui é fácil separar o que é objetivo do que não é. Na biologia esta diferença é mais sutil, mas não chega a ser complexa em demasia.

O problema surge de forma marcante ao investigarmos fatos sociais. Aqui, valores, percepções pessoais e preconceitos são exatamente o objeto de pesquisa. Ainda mais, há grande identidade entre o pesquisador e o sujeito da pesquisa. Por isto, nestes casos, cabe ao pesquisador tomar precauções especiais para discriminar entre valores e percepções como objeto da pesquisa ou enviesamento de projeto.  No primeiro caso estamos lidando com fatos sociais. Já no segundo nos afastamos da ciência.

O problema não deve ter base exclusivamente empírica

A teoria aqui importa muito. O pesquisador não está sozinho no mundo. O seu campo de pesquisa, de uma forma ou de outra, já existia antes da sua chegada e continuará existindo (de uma forma ou de outra), após a sua saída.  Isto quer dizer que ele se situa em uma comunidade que se relaciona, entre outras formas, por meio do debate teórico. Além disto a teoria permite criar hipóteses, problemas e soluções. Permite ainda interpretar e dialogar com a a realidade.

Por isto, o que quer que chamemos de “fato”, está imerso em um campo complexo de conceitos, proposições e relacionamentos. Assim é que, sem negarmos a importância do contato com a realidade, é por meio da teoria que construímos, identificamos e concluímos sobre a realidade.

O problema deve ser suscetível de solução

Um problema pode ser claro, preciso e referir-se a conceitos empíricos, mas se não for possível coletar os dados necessários à sua resolução, ele torna-se inviável. Por Exemplo, “ligando-se um disco rígido de um computador à memória de um homem, é possível realizar transferência de dados?”. Esta pergunta só poderá ser respondida quando a tecnologia neurofisiológica progredir a ponto de possibilitar a obtenção de dados relevantes. Por isto, para formular adequadamente um problema é preciso ter o domínio da tecnologia adequada à sua solução.

O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável

Em muitas pesquisas, o problema tende a ser formulado em termos muito amplos, requerendo algum tipo de delimitação. Por exemplo, “o que pensam os médicos?”. Para começar, seria necessário delimitar o universo dos médicos: homens, mulheres; jovens, idosos; clínicos, cirurgiões; etc. Seria necessário ainda delimitar o “que pensam”, já que isto envolve muitos aspectos, tais como: percepção, religião, sociais, econômicos, políticos, psicológicos, profissionais etc. Ainda mais seria necessário precisar o que pensam “sobre o que”.

A delimitação do problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação. Por exemplo, um pesquisador poderia pesquisar o que pensam os os obstetras cariocas sobre o parto de cócoras a sua profissão, mas não poderia pesquisar todos e tudo que estes profissionais pensam sobre todas as coisas.

E então o que fazer?

Segue abaixo uma “receita de bolo”. Mas atenção! Desconfie de toda “receita de bolo” quando o resultado desejado não for um bolo. O que se segue é mera orientação, exageradamente simplificada. Isto pode te ajudar se você entende-la como  uma descrição geral e genérica do caminho para identificar um problema. Isto pode te prejudicar se você entender isto como uma descrição literal e restrita. Em resumo; observe os passos abaixo, mas seja crítico. Contextualize-os à sua realidade,  e converse com seus colegas e professores. Os passos abaixo são ponto de partida, não de chegada. Assim:

  1. Identifique uma área de seu interesse.
  2. Leia, estude e pratique bastante sobre ela.
  3. Após estas leituras (ou durante), busque perguntas sem resposta, áreas de sombra, temas polêmicos, perguntas que têm respostas contraditórias e ainda sub-áreas que parecem estar pouco desenvolvidas. Pergunte-se sobre a sua prática na área.
  4. Converse sobre isto com seu orientador e colegas.
  5. Se for o caso retome o passo 3.
  6. ESCREVA o problema. Faça-o de forma completa e gramaticalmente correta.
  7. Repita o passo 4.
  8. Se for o caso repita o passo 6.

Para saber mais, talvez você possa consultar:

  • Leedy, P. D.: The Problem: The Heart of the Research Project in ______Practical Research – Planning and Design, Cap 3, pp. 59-85, 5a. Ed., 1993
  • Las principales dificultades que encontramos para investigar.  http://www.investigar.info/curso/m2/m2.htm
Extraído parcialmente (e ampliado com comentários pessoais) de: Problemas e Objetivos,
Laboratório de Pedagogia do Design- LPD – PUC-Rio.
Acessado em 6/3/2009

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Leia também:

Para saber mais sobre o conceito de Problema do ponto de vista da filosofia.

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27 thoughts on “O que é um problema de pesquisa ?

  1. Atualmente curso o Mestrado em Educação na Universidade Americana situada na cidade de Assunção- Paraguai, concluindo o 1.º periodo. No momento estou com dificuldades para levantar um problema que seja cientifico. Tudo que pergunte sempre tem resposta, mesmo que ninguém faça nada para resolver o problema.
    Leciono no Cmei para alunos com 02 anos de idade, e gostaria de aliar o tempo que estou com eles e pesquisar uma problematica qualquer e que seja objeto cientifico, Por favor se puder, mande-me alguma ideia. Abraços

  2. quais os ricos na elaboração de um texto? quais as caracteristicas e diferenças entre resumo, tese, resenha, dissertação e monografia? quai as caracteristicas de um bom texto?

  3. Estou com difilculdades na elaboração de problema de pesquisa na aréa de recursos humanos,com o tema motivação organizacional,gostaria que de possível me enviasse ulguns exemplos.

  4. Um problema de pesquisa é uma situação que não está bem resolvida e/ou é pouco conhecida. Depende de características pessoais, intelectuais e profissionais. Por exemplo, como sou pesquisador na área de aprendizagem poderia pensar em em trabalhar o problema de como adequar os processos de seleção e treinamento aos estilos pessoais de aprendizagem das pessoas.

    No entanto, para encontrar o SEU problema e pesquisa seria necessário conversar de maneira mais prolongada, avaliar o seu conhecimento prévio e o seu campo de trabalho e só então, de forma dialogada fazer aflorar um problema que fosse simultâneamente interessante para você e passivel de solução com os recursos que você dispõe.
    Abs,

    Prof. Mauricio Peixoto

  5. Estou fazendo duas pós ao mesmo tempo para evolução funcional.
    Gostaria que me orientasse sobre como fazer um bom artigo cientifico,espero que possa me ajudar um abraço e obrigada.
    Achei a resposta que espera por esse site estou satisfeita, tirei minhas dúvidas.

  6. Olá você pode me dar por favor um exemplo de problema científico e uma hipótese para explicação desse problema e uma forma plausível de testar esta hipótese???

    Muito obrigado desde já aguardo a resposta pois to com muita dúvida.

  7. Observação: Um copo com água gelada “sua” quando colocado mo meio ambiente.
    Problema: Já que o vidro é impermeável, de onde vem esta água? De dentro do copo (saindo pela boca do copo) ou do ambiente? Note que à primeira vista, nós não vemos a água flutuando no ar…
    Hipótese: Existe água no ar e ela se condensa na superfície gelada do copo.
    Teste: Colocar ´no ambiente um copo tampado cheio de água gelada. Se ele “suar”, já que por causa da tampa a água não pode ter vindo de dentro do copo, é razoável supor que ela veio do ambiente. Simples, não?
    Quem sabe vc usa isto no seu curso?

  8. queria uma explcaçao sobre problema de pesqaulauisa ?nos 1º dia de mandaram desenvolver uma pesquisa sobre isso e to em duvida pra começar o que desenvolvo no texto?por favor mim da uma dica…

  9. Olá Denise;
    A primeira dica, óbviamente é ler com cuidado o post acima. A segunda é tentar usar as dicas acima em sua vida acadêmica. Procure ler os livros da sua disciplina procurando encontrar nos textos algo que esteja confuso ou incompleto. Em todas as áreas há lacunas de conhecimento ou conceitos confusos ou pouco precisos. Conversar sobre isto com seu orientador ajuda.
    Outra dica é encontrar um tema que te agrade. Depois, ler vários artigos científicos sobre o tema para saber mais. E finalmente buscar nestes artigos lidos referências sobre as citadas “lacunas de conhecimento ou conceitos confusos ou pouco precisos”.
    São dois os locais onde mais provavelmente você encontrará estas referências: A introdução e a discussão. Na primeira o autor faz uma panorâmica sobrfe o assunto e na outra compara o que ele fez com o conhecimento vigente na área. Agora, em que nível de conhecimento estamos falando. Você está em um curso de graduação ou pós? A exigência é diferente para cada um.
    Note que até agora estou dadno dicas de COMO ENCONTRAR UM PROBLEMA DE PESQUISA. Mas talvez o que tenha sido solicitado seja PRODUZIR UM TEXTO SOBRE PROBLEMA DE PESQUISA. Aí já é uma outra história.
    Se precisar de mais ajuda acesse http://www.slideshare.net/Officina.da.Mente/consultoria-acadmica-presentation?type=powerpoint
    Espero ter ajudado.

  10. Por que não começa com o SEU problema? Problema é algo que não est´pa dando certo e cuja solução não se dá com facilidade. Isto não é o que está contecendo com você? Bem isto é certamente um problema para você, mas não é um problema científico, é pessoal. No mínimo porque é só seu. Não me entenda mal. É claro que sei que muitas outras pessoas tem o mesmo problema. O que eu quero dizer é que estge problema não é algo que a comunidade científica possui. As soluções para isto são variadas e do domínio do pesquisador. Então vc poderia começar falando do seu problema de não saber como começar, descrevê-lo, depois mostrar que é só seu (no sentido que dei neste texto) e depois ir progressivamente mostrando as diferenças entre o seu problema pessoal e o de um verdadeiro problema de pesquisa. Te ajudei?
    Abs,
    Prof. Mauricio Peixoto

  11. Gostei muito da materia.
    Quero saber se e’ um problema de pesquisa.
    Sera que as instituicoes de infancia promovem a desigualidade de genero nas suas accoes educativas diarias que pode condicionar o comportamento futuro da crianca.

  12. Há pelo menos dois candidatos à problema embutidos nestas duas perguntas:
    1-Sera que as instituições de infância promovem a desigualidade de gênero nas suas ações educativas diárias?
    2-Eventuais desigualidade de gênero condicionam o comportamento futuro da criança?

  13. Se você for mais específico talvez possa ajudá-lo mais.
    Até lá, para saber mais, talvez você possa consultar:
    1- Leedy, P. D.: The Problem: The Heart of the Research Project in ______Practical Research – Planning and Design, Cap 3, pp. 59-85, 5a. Ed., 1993
    2-Las principales dificultades que encontramos para investigar
    Acessar: http://www.investigar.info/curso/m2/m2.htm

  14. Olá Fidal;
    De forma sintética, tome os seguintes passos:
    1- Identifique uma área de seu interesse.
    2- Leia bastante sobre ela.
    3- Após estas leituras (ou durante), busque perguntas sem resposta, áreas de sombra, temas polêmicos, perguntas que têm respostas contraditórias e ainda sub-áreas que parecem estar pouco desenvolvidas.
    4- Converse sobre isto com seu orientador e colegas.
    5- Se for o caso retome o passo 3.
    6- ESCREVA o problema. Faça-o de forma completa e gramaticalmente correta.
    7- Repita o passo 4.
    8- Se for o caso repita o passo 6.

    Para saber mais, talvez você possa consultar:
    1- Leedy, P. D.: The Problem: The Heart of the Research Project in ______Practical Research – Planning and Design, Cap 3, pp. 59-85, 5a. Ed., 1993
    2-Las principales dificultades que encontramos para investigar
    Acessar: http://www.investigar.info/curso/m2/m2.htm

  15. Recebi do Isaias a seguinte mensagem:
    Comentário: gostei do assunto, na estou fazendo um projeto do pesquisa na social, estou com varias duvidas, apesar de já ter decidido o rumo que tomar na nas pesquisas, estou com duvidas em como elaborar este projeto e ele ser fiel a o que estou pretendendo seguindo as linhas de pesquisas disponíveis.

    Minha resposta:
    Em primeiro lugar, leia com cuidado o pst acima e principalmente minhas respostas aos comentários feitos por outros leitores. Acho que em parte suas perguntas estão ali respondidas. Caso queira algo mais seguem abaixo referências adicionais:
    1- FLÁVIO MARCOS SILVA SARANDY; ALBERTO TOSI RODRIGUES. Modelo de projeto de pesquisa (básico) – como_fazer_ pesquisa. Disponível em: . Acesso em: 15/10/2015.
    2- DOS REIS, A. S.; DA CUNHA FROTA, M. G. Guia básico para a elaboração do projeto de pesquisa. . Disponível em: . Acesso em: 15/10/2015.
    3- PÓS-GRADUANDO. Como elaborar um projeto de pesquisa. Pós-Graduando – Tudo sobre a Pós-Graduação. http://purl.org/dc/dcmitype/Text, . Disponível em: . Acesso em: 15/10/2015.

  16. Recebi do Marco Damiani o email abaixo, e agradeço muito suas palavras.
    Prof. Mauricio Peixoto
    Website:
    Comentário: Professor, parabéns pelo post. Esse é um dos “problemas” que muitos alunos de mestrado se deparam! Quando reconhecer que um problema é de pesquisa ou pode simplesmente ser resolvido pelas próprias soluções da indústria, em geral. Gostei muito. Abraços. Marco Damiani, MSc.
    Tempo: Sexta-feira, 8/1/2016 at 3:22 pm

  17. Um problema de pesquisa consiste em perguntas que serão demarcadas ao longo de toda a pesquisa, sendo que no decorrer do desenvolvimento da pesquisa o acadêmico/pesquisador deve buscar respostas e soluções para o problema proposto. Assim, o problema pode ter duas razões, a de ordem prática e a de ordem intelectual. Considerando os estudos sobre esta temática, avalie as assertivas a segui

    A justificativa, conforme material de estudo disponibilizado, é a parte da estrutura da pesquisa que apresenta argumentos para sua execução, assim, esta se baseia em um texto altamente argumentativo, que visa convencer o leitor, avaliadores ou os órgãos de fomento, que aquele trabalho é importante. Partindo deste entendimento e do estudo realizado, analise as assertivas a seguir:

    I. A justificativa é um elemento importante, pois se refere ao tópico que define as contribuições que são esperadas nos resultados da pesquisa.

    II. A Justificativa deve contemplar vários âmbitos sociais, bem como apresentar a importância da referida pesquisa tanto para o próprio curso quanto para a academia de forma geral.

    III. Na justificativa deverão ser apresentadas respostas aos porquês do projeto.

    IV. A justificativa de um projeto de pesquisa tem a responsabilidade de expor ao leitor sua utilidade, assim como ao mundo científico e à sociedade.

    É CORRETO apenas o que se afirma em:

    I e III.
    II e III.
    I e II.
    II e IV.
    Todas as assertivas.

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