O laptop da Xuxa … Ou sobre o consumismo infantil


Recebi esta apresentação de uma amiga e me senti na obrigação de divulgá-la. Não acho que a propaganda é sempre uma vilã. Pais, família, escola e sociedade tem suas responsabilidades específicas.

Mas, o que dizer quando ela se organiza para vender para crianças?

consumismo_inf

Para ver a apresentação, clique a seguir: Consumismo infantil

Seguem também dois links para os que queiram se aprofundar no assunto:

1) Instituto Alana – que atua na conscientização e defesa da Infância contra os abusos comerciais e publicitários, tendo por missão “a união da educação, da cultura e da assistência social para o desenvolvimento da cidadania e da qualidade de vida de todos nós”.

http://www.alana.org.br/

http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/ConsumismoInfantil.aspx

2) Manifesto pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil. A iniciativa, que já conta com o apoio de mais de 140 instituições e de milhares de internautas de todo o Brasil, está promovendo um abaixo-assinado pela internet, visando o fim dos abusos praticados no meio publicitário brasileiro contra a Infância. Leia, participe e divulgue:

http://www.publicidadeinfantilnao.org.br/

Você tem alguma dúvida ou pergunta?

Deixe sua questão no campo de comentários !

Anúncios

3 thoughts on “O laptop da Xuxa … Ou sobre o consumismo infantil

  1. Não tenho nada contra esses comerciais. Trabalho em uma empresa de marketing. Quanto mais vendermos melhor! Os pais devem educar seus filhos. A imprensa deve ser livre. Um abaixo assinado não vai adiantar nada. Sempre venceremos!

  2. Pois eu acho que, a exemplo dos países do primeiro mundo, deveria sim haver mais cuidado com o que se mostra na TV. Não se trata de vender a qualquer custo e sim de ter decência e respeito também. Lembro-me de um comercial da Xuxa mostrando as crianças como destruir seu tênis novo para ganhar o tênis da Xuxa. A propaganda mostrava opções: atirar o tênis na lareira, no aquário, colocar dentro do liquidificador e ainda passar o ferro no tênis. Eu JAMAIS compraria um produto que quisesse se impor de forma tão agressiva e irresponsável. Aliás, tudo o que essa Xuxa anuncia é lixo para mim!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s