Tomar Notas em palestras ou aulas



Traduzido e extraido parcialmente de
©Academic Skills Center, Dartmouth College 2001

I. Existem muitas razões para tomar notas em aulas ou palestras.

  1. Tomar notas força-o a escutar cuidadosamente e testa sua compreensão do material.
  2. Quando você está revendo, suas notas fornecem uma indicação para o que é importante no texto.
  3. Notas pessoais são geralmente mais fáceis de lembrar que o texto.
  4. Escrever os pontos importantes ajuda-o a lembrá-los de imediato; antes mesmo de você ter estudado formalmente o material.

II. Os instrutores costumam dar pistas sobre o que é importante anotar.

Alguns dos indícios mais comuns são:

  1. Material escrito na lousa.
  2. Repetição
  3. Ênfase.
    a – A ênfase pode ser julgada pelo tom de voz e gesto
    b. A ênfase pode também ser julgada pela quantidade de tempo que o professor gasta em pontos e número de exemplos que ele ou ela utiliza.
  4. 4. Sinais verbais. Por exemplo: “Há dois pontos de vista sobre…” A terceira razão é… “Concluindo…”)
  5. 5. Resumos fornecidos ao final da aula.
  6. 6. Revisões feitas ao início da aula.

III. Cada aluno deverá desenvolver seu próprio método de tomar notas, mas a maioria dos alunos acha as seguintes sugestões úteis:

  1. Faça anotações curtas.
    a. Nunca use uma sentença completa onde você puder usar uma expressão mais simples. Nunca use esta “expressão mais simples “ onde você puder ode usar uma palavra apenas.
    b. Use abreviaturas e símbolos, mas seja consistente.
  2. Anote preferentemente com suas próprias palavras. No entanto, os itens abaixo devem ser notado com fidelidade:
    a. Fórmulas.
    b. Definições.
    c. Fatos específicos
  3. Use um esquema de tópicos e / ou um sistema de numeração. Fazer indentações ajuda você a distinguir os pontos principais dos de menor importância.
  4. Se você perder algo que foi dito, escreva as palavras chave, pule alguns espaços, e complete a lacuna mais tarde.
  5. Não tente usar todo o espaço da página. Deixe espaço para coordenar as suas notas com o texto após a palestra. Mais tarde você pode querer listar os termos-chave na margem ou fazer um resumo do conteúdo da página.
  6. Datar suas notas. Talvez numerar as páginas.

Você tem alguma dúvida ou pergunta?

Deixe sua questão no campo de comentários !

Leia também

O interesse é o componente emocional da atenção

Como entender uma frase usando a Metacognição (Passo 1)

Como entender uma frase usando a Metacognição (Passo 2)

Como entender uma frase usando a Metacognição (Passo 3)

Como ler melhor c/ metacognição-concentração e memorização: Dicas para antes da leitura

Como ler melhor c/ metacognição-concentração e memorização: Dicas para aplicar durante a leitura

Estratégias para desenvolver a metacognição e a compreensão de textos teóricos na Universidade

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s