O CONHECIMENTO segundo WHITEHEAD


Alfred_North_Whitehead ALFRED NORTH WHITEHEAD:

Sua abordagem é geralmente chamada como um processo do pensamento ou de filosofia organicista. Sua primeira preocupação está em enfatizar a interdependência, como uma contínua interação entre os vários aspectos da realidade. O autor usa a metáfora da assimilação (digestão orgânica), para explicar a natureza do aprendizado, como um processo dinâmico em que ambos, o aprendiz e o que foi aprendido são transformados, como o conteúdo biológico e o potencial energético da comida se transformam em valores nutricionais e energia., assim como a informação e experiências são transformadas pela educação em significantes modelos de pensamento e atividades.

Desta forma Whitehead diz que o que se aprende é definido apenas como aquisição de informação e condicionamento de habilidades específicas. Na imagem de assimilação o processo de conhecimento é recíproco, uma estrada em duas mãos, onde o aprendiz e o aprendido são alterados. Caracteriza sua compreensão dinâmica da educação e do aprendizado em termos da noção de Hegel do processo dialético, envolvendo os três estágios progressivos: tese, antítese e síntese, aplicados no processo cognitivo como estágio de romance ou descoberta, estágio de precisão ou análise e conclui com o estágio de generalização ou correlação. Como o processo é rítmico, cíclico e contínuo, a conclusão de um ciclo automaticamente abre um novo ciclo.

Generalizando ele correlaciona o romance com a infância, a precisão com a adolescência e a generalização com a educação superior. No seu ponto de vista não há substituto para a aquisição de conhecimento e as habilidades necessárias para seu uso e que as coisas da experiência cognitiva são dinâmicas e cíclicas.

No modo de ver de Gill, há limites na abordagem de Whitehead. Em primeiro lugar falta-lhe qualquer indicação sobre a a dinâmica da interação entre o conhecedor e o conhecido. Em segundo lugar sua visão da natureza e estrutura da educação são mais tradicionais, assumindo a organização convencional entre a matéria e o estudante. Desta forma entende o aprendizado como a aquisição de fatos, teorias e habilidades. Assim denota claramente a comprensão do conhecer e aprender como quantitativo e essencialmente aquisitivo.

Referência:

Gill, Jerry H.: Learning to Learn:Toward a Plilosophy of Education (cap 1), – Ed.:Humanities Press International, Inc., Atlantic Highlands, New Jersey, pp. 15-20, 1993.

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6 thoughts on “O CONHECIMENTO segundo WHITEHEAD

  1. Pois é… Foi uma pesquisador importante. Fez contribuições importantes para o conhecimento sobre a aprendizagem. Continue acomapnhando este blog, que eu sempre procuro trazer algo de importante para os meus leitores.
    Um grande abraço,
    Prof. Mauricio Peixoto

  2. Gosto dos conceitos metafísicos dele. A filosofia do processo, ou realismo orgânico, tem aplicações teológicas interessantes. Sei que, assim como a teologia do processo, há também a psicologia do processo, que lida com a questão do aprendizado. Muito interessante isso.

  3. Obrigado pela colaboração. Como vc percebeu, o foco deste blog se dá sobre o processo de aprendizagem.
    Um grande abraço,
    Prof. Mauricio Peixoto

  4. Sim, pela primeira vez me deparei com um artigo que aborda esse ângulo da filosofia do processo. Gostaria de saber mais sobre o assunto. Ainda não li nenhum livro de Whitehead, mas estou interessado no Process and Reality. Semana passada me deparei com um livro dele traduzido para o português na Livraria Cultura, uma obra menor sobre a ciência. Mas como Whitehead é um bocado denso, não sei até que ponto uma tradução, por melhor que seja, faz jus ao original. Acho que vou encomendar o Process and Reality mesmo, pois sai até mais barato que o livro traduzido.

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