António Lobo na FLIP – Angústias e ambições no ato de escrever.


O jeito carrancudo, sem muita expressão, do português António Lobo Antunes nos momentos iniciais de sua mesa na Flip escondia o que viria a seguir. Com tiradas cortantes, humor ferino e um jeito extremamente apaixonado ao falar do ato de escrever, o escritor teve a participação com reação mais entusiasmada do público em Paraty. (*)

Em entrevista na Globo News o escritor falava sobre o ato de escrever, e achei fascinante o que disse em um dado momento:

Quando se é criança você põe uma palavra após a outra e descobre que elas fazem sentido. E isto é fantástico. Na adolescência você descobre a diferença entre escrever bem e escrever mal. Aos dezoito anos você descobre a diferença entre escrever bem e uma obra-prima e tudo isto gera muita angústia. E aí você descobre que qa vida tem poucas coisas importantes, é o amor, a amizade, os livros…

Em pouquíssimas palavras ele consegue sintetizar a hitória de desenvolvimento do escrever e ao mesmo tempo seu objetivo! Crescemos e o nosso escrever se torna mais complexo; ou pelo menos é o que poderia acontecer se tivéssemos aprendido a tal. Crescemos e aprendemos (ou deveríamos ter aprendido) que escrevemos com um objetivo. Crescemos e aprendemos que os grandes objetivos são poucos. Aprendemos ?

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ? Comentários são bem vindos.

Você tem alguma dúvida ou pergunta? Deixe sua questão no campo de comentários !

(*) Esta parte do texto é um extrato da matéria publuicada em:

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1218899-15700,00-SE+QUER+SER+ESCRITOR+TEM+QUE+ASSISTIR+A+GARRINCHA+DIZ+LOBO+ANTUNES.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s