Quem quer ser um milionário?


Slumdog Millionaire, que traz Dev Patel no papel de Jamal K. Malik, é um filme que ganhou 8 Oscars, outros 75 prêmios além de 26 indicações.

O local é a India;  o tempo é o atual.  Um favelado ganha 20 milhões de rupias em um programa de perguntas e respostas. É um recorde na TV indiana. Mais que isto, é inacreditável.

Como um favelado inculto e pobre, pode ser capaz de responder a perguntas que derrubaram candidatos de nível universitário?

Lá para o final do programa o entrevistador pergunta: – Jamal, você lê muito?

E a resposta é: – Eu sei ler.

Quem quer ser um milionario Naquele momento todos riem, entendendo que ele afirma apenas saber ler. É a resposta de um humilde. Mas no entanto ele continua respondendo. E chega ao prêmio máximo!

O favelado pobre só pode ser um mistificador. Há alguém por detrás, fornecendo-lhe as respostas. Passa a noite na delegacia sendo torturado para revelar a fraude. Do afogamento ao choque elétrico, tudo é inútil.

O torturador, extenuado, se pergunta: – Será que ele realmente sabia as repostas?

O delegado resolve interrogá-lo de maneira civilizada. No diálogo que se segue, Jamal desfia sua vida; sofrimento, maus-tratos e muita, mas muita capacidade de sobreviver.

E é nesta narrativa que afloram todos os conhecimentos que construiu ao longo de sua vida. Conhecimentos aprendidos e vividos a duras penas. Conhecimentos com muito significado, e portanto inesquecíveis. Conhecimentos que, finalmente, permitiram que respondesse o que niguém havia conseguido.

Por quê ele e não outro de educação mais refinada?

Entendo que neste caso o candidato escolarizado iria buscar apenas na sua memória da sala de aula conteúdos aprendidos nem sempre de forma ativa e significante. Jamal, ao contrário, sempre no fio da navalha, aprendeu vivendo.

Por isto entendo como muito densa de significado sua resposta: – Eu sei ler.

Porque quem sabe ler; lê os livros e a vida, retirando de ambos o significado que dá sentido ao conhecimento. Quem sabe ler; lê a palavra escrita, falada e também a vivida, tornando esta leitura parte da sua vida. É um aprendiz em constante atividade.

Jamal K. Malik uma pessoa que SABE LER…

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ? Comentários são bem vindos.

Você tem alguma dúvida ou pergunta? Deixe sua questão no campo de comentários !

Leia também:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s