Estilos de Aprendizagem – Sua importância na Medicina


De forma crescente os educadores estão reconhecendo que o processo de aprendizagem é extremamente importante e que compreender o modo de aprender dos indivíduos é a chave da melhoria educacional. Segundo Griggs (1991) são abundantes as evidências de que o sistema educacional americano está comparativamente atrás do da Europa Ocidental e nações asiáticas para ensinar aos jovens os conhecimentos básicos e habilidades necessárias para competir na era de alta tecnologia. Diz ainda que o grande desafio para as escolas hoje é avaliar os estilos de aprendizagem característicos de cada estudante e prover meios para ensinar e aconselhar de acordo com estas características. Surge então o papel do conselheiro que é duplamente importante: como consultor de professores e como provedor de serviços de aconselhamento.

Importância na Medicina:

Segundo Kearsley (1998c), no caso particular do ensino médico, extensivo às profissões ligadas a área da saúde, estes aspectos assumem importância pelo fato dos altos custos praticados e fraco desempenho alcançado pelos estudantes (McGuire et al. 1983; Tosteson, 1979). Uma das características do conhecimento médico é a sua grande amplitude e constante e veloz mudança.

Os profissionais médicos têm que adquirir e lembrar de um grande número de detalhes, tornando críticas as técnicas de memorização. Teorias de aprendizagem centradas na memória (por exemplo, ACT, Dupla Codificação e Níveis de Processamento) são extremamente pertinentes. A teoria da Flexibilidade Cognitiva. que enfatiza o estudo de caso com dependência contextual em situações de realidade é diretamente aplicada em educação médica. Além disso, o uso de estratégias de aprendizagem que incrementam a postura no estudo são também muito importantes.

Determinados processos cognitivos e habilidades são críticos na prática médica, como a tomada de decisão, argumentação e solução de problemas. Este último, particularmente, foi a base pedagógica de muitos currículos médicos (p.ex. Elstein, Shukman & Sprafka, 1978; Norman & Schmidt, 1992). O ambiente médico é muito estressante, tornando a ansiedade e o estímulo assuntos importantes. Algumas áreas da medicina (cirurgia, radiologia) requerem altos níveis de habilidade psicomotora. Os profissionais da saúde são freqüentemente levados a fazerem juízo de valor, o que torna as pesquisas sobre atitudes também relevantes.

A educação médica perdura durante a existência do indivíduo, por isso os profissionais médicos devem ser auto – didatas na sua aprendizagem e capazes de relacionar novas informações com suas necessidades e experiências. Por estas razões, teorias de aprendizagem de adultos (como a de Cross, Knowles e Rogers) que enfatizam a auto – instrução e a aprendizagem experiencial são altamente pertinentes. Além disso, teorias de ensino que são baseadas em auto – estudo e uso da mídia (Mager e Salomon) são significantes na educação médica.

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Você tem alguma dúvida ou pergunta?
Deixe sua questão no campo de comentários !

Leia também:

O que é Estilo de aprendizagem ?

Qual é a diferença entre Estratégias e Estilos de Aprendizagem ?

Professores ensinam melhor se respeitam o estilo de aprendizagem dos alunos

Estilos de Aprendizagem-Falam Ken e Rita Dunn

Quais são os Estilos de Aprendizagem de alunos de Medicina?

Anúncios

4 thoughts on “Estilos de Aprendizagem – Sua importância na Medicina

  1. Olá Erickson;
    Se vc leu outros posts deve ter percebido que este blog lida apenas com temas de aprendizagem, motivação e psicoterapia. De qq maneira um conselho, use o google para buscar informações. Usei-o c/: radiologia + saúde e obtive 648 referências. Algumas delas pareceram dizer algo útil p/ vc.
    Abs,
    Prof. Mauricio Peixoto

  2. With havin so much content and articles do you ever run
    into any issues of plagorism or copyright infringement? My site has a lot of completely unique content I’ve either created myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my permission. Do you know any methods to help protect against content from being stolen? I’d really appreciate it.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s