A metamorfose do aprender na sociedade da informação


Gosto muito do que o Assmam escreve. Espero que vocês partilhem do meu prazer. Leiam artigo de sua autoria que é segundo o próprio autor “uma introdução sumamente compacta às transformações do aprender e às reconfigurações do conhecimento ensejadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. A espécie humana alcançou hoje uma fase evolutiva inédita na qual os aspectos cognitivo e relacional da convivialidade humana se metamorfoseiam com rapidez nunca antes experimentada. Isso se deve em parte à função mediadora, quase onipresente, dessas novas tecnologias. Junto às oportunidades enormes de incremento da sociabilidade humana, surgem também novos riscos de discriminação e desumanização.”

Um grande abraço

Prof. Mauricio Peixoto

 

A metamorfose do aprender na sociedade da informação

Hugo Assmann

Ci. Inf. vol.29 n.2 Brasília May/Aug. 2000

Resumo

A sociedade da informação precisa tornar-se uma sociedade aprendente. As novas tecnologias da informação e da comunicação assumem, cada vez mais, um papel ativo na configuração das ecologias cognitivas. Elas facilitam experiências de aprendizagem complexas e cooperativas.

O hipertexto não é uma simples técnica. É uma espécie de metáfora epistemológica para a interatividade. As redes e a conectividade podem abrir nossas mentes para a sensibilidade solidária. A sociedade da informação requer um pensamento reansversal e projetos transdisciplinares de pesquisa e aprendizagem.

Para ler o texto completo clique aqui.

Deixe um comentário