Como ler melhor c/ metacognição-concentração e memorização: Dicas para aplicar durante a leitura


Olá;
Na semana passada mostramos como usar a metacognição antes da leitura para facilitar a concentração, memorização e a velocidade de leitura. Hoje as dicas são para serem usadas durante a leitura.

Dicas para serem usadas durante a leitura

  1. Visão geral do texto do inicio ao fim (folhear): De novo, como já mostramos antes, é a leitura inspecional, agora com pequenas alterações. É rápida e te permite identificar as idéias principais e a estrutura lógica do texto.
  2. Identifique as partes importantes: No texto lido.
  3. Leia em voz alta: Apenas nos trechos mais difíceis, quando você não conseguir entender.
  4. Repetição e reinicio do texto: Com acima, não torne isto uma rotina.
  5. Anotações: Quando pertinentes sem que atrapalhe a primeira leitura. Nesta é preferível ler do início ao fim, sem grandes interrupções.
  6. Pausa para reflexão: Pense no que leu e tente verificar se compreendeu corretamente.
  7. Paráfrase de parte do texto: Diga com suas palavras o que leu. Não demore muito nisto, nem se preocupe demais em ser preciso e completo.
  8. Busca por correlações: palavras, conceitos: Ligue o que está lendo com o que você já sabe.
  9. Busca por padrões e modelo no texto: Como acima.
  10. Predição e construção de hipóteses: Como acima
  11. Reajuste do nível de compreensão da leitura: Durante a leitura vá modificando sua exigência de compreensão segundo suas possibilidades e necessidades do momento. Não exija demais de uma primeira leitura. Deixe de lado algumas partes menores em benefício do conjunto do texto.

Nota: Não se preocupe em excesso se não conseguir fazer todas as etapas. Isto é normal. Mais que isto, algumas estratégias são mais difíceis e nem sempre pertinetes para todo texto ou cirfcunstância.

Na próxima quarta feira tem mais !

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

PS: O que apresento hoje é parcialmente baseado em:
PRESSELY, M.; AFFLERBACH, P. Verbal protocols of reading; the nature of constructively reading. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1995.

Anúncios

2 thoughts on “Como ler melhor c/ metacognição-concentração e memorização: Dicas para aplicar durante a leitura

  1. Tenho dificuldades em compreender um texto extenso. No momento em que estou lendo sempre procura aprofundar bastante meu entendimento em pequenos parágrafos, isto causa uma perda de vontade de continuar a ler, pois vem junto a fadiga, dor de cabeça e tédio. Todo instante que tento ler um livro fico com receio de ter deixado algo de grande importância passar, logo, volto ao inicio de uma página e releu várias vezes porocurando saber se realmente já compreendir tudo o que está escrito na folha. Preciso de um conselho e ajuda!!!

  2. Patrick,
    Há realmente alguns textos que merecem estudo rigoroso e aprofundado. Mas nem todos são assim. Nestes uma leitura mais rápida te permite compreender o conjunto e coletar informações úteis e signinificativas. E note que mesmo naqueles que demandam maior esforço, fazer um leitura INICIAL, mais superficial é de ajuda. Isto porque para compreender a parte (cada parágrafo ou sentença) importa conhecer o todo (o conjunto do texto, mesmo que de forma preliminar e mais simples).
    Espero ter ajudado.
    Abraços ,
    Prof. Mauricio Peixoto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s