O que é Aprender: Cognitivismo


Clark L. Hull
Entre 1955 e 1976, há o surgimento de uma grande insatisfação dos teóricos da psicologia da Educação com o Behaviorismo, que ocorre juntamente com os avanços de outras áreas da ciência. Surgem a teoria dos sistemas (por volta de 1920-40), as ciências da computação (em torno de 1944), a cibernética (feedback, 1936), as teorias da informação (1948) e a robótica. Todas essas novas abordagens e avanços tecnológicos, ao lado da insatisfação acima, impulsionam o surgimento do Cognitivismo sob a abordagem do Processamento da Informação. A inovação propiciada pelo cognitivismo tem suas bases nos modelos E-M-R de Pavlov e Hull, tendo Neisser (1967) como o teórico principal através de sua Teoria de Sistemas e com Von Neumann (1953) como o criador do modelo de Processamento da Informação para computadores (Becker, 1998).
Atualmente, uma forma de entender o cognitivismo é classificá-lo em duas grandes e abrangentes categorias. Suas fronteiras são às vezes tênues, mas é possível compreender os teóricos conforme sua percepção sobre a questão do conhecimento.
A maior parte dos autores do chamado cognitivismo clássico, pode ser considerada como objetivista. Seu enfoque entende o conhecimento como algo que possui realidade externa e independente do aprendiz. O aprendizado ocorre através de algum tipo de representação mental deste mundo externo.
A visão construtivista classifica-se como predominantemente subjetivista. Entende o conhecimento como existente apenas na subjetividade do aprendiz. Compreende aprendizagem como uma construção da representação interna do conhecimento. Tal construção ocorre na medida em que o aprendiz é capaz de produzir uma interpretação pessoal da experiência

                                                          Anterior  ⇔  Posterior

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Anúncios

2 thoughts on “O que é Aprender: Cognitivismo

  1. Muito bom o texto,
    me esclareceu bem o tema ” o que é aprender”
    claro, de acordo com o cognitivismo rs

    =)

    utilizarei deste em meu trabalho pedagógico universitário.

  2. Obrigado, pelas palavras. Estas mensagens me estimulam a continuar.
    Toda terça-feira eu posto um texto sobre aprendizagem. Nas últimas semanas tenho trabalhado a Teoria das Inteligências Múltiplas.
    Volte sempre !
    Um abraço,
    Prof. Mauricio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s