Estilos de Aprendizagem ajudam a aprender uma língua estrangeira.


Estilo de aprendizagem é a forma particular e específica com a qual você aprende algo de maneira mais rápida e eficiente.

Leia o artigo de duas pesquisadoras brasileiras que mostram como conhecer o seu estilo ajuda a aprender melhor uma língua estrangeira.

INVESTIGAÇÃO DOS DADOS SOBRE ESTILOS DE
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FREQÜENTADORES DA BASE DE
APOIO AO APRENDIZADO AUTÔNOMO

Élen Cristina Lopes da Silva
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, UFPA, Bolsista PIBIC / UFPA
66010-250 Belém-PA tel: (91)3235-9426,
elencristina_br@yahoo.com

Walkyria Magno e Silva
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, UFPA
66.055-090 Belém-PA tel: (91)3222-7604,
wmagno@amazon.com.br

RESUMO

Estilos de aprendizagem são características particulares de aprender uma língua
estrangeira (LE) e o estudo acerca desse assunto pode explicar e servir de base para a proposta de soluções a alguns problemas encontrados no aprendizado de LE. No projeto de pesquisa e ensino Caminhos da Autonomia na Aprendizagem de LE, são utilizados testes de estilos de aprendizagem, aplicados na Base de Apoio ao Aprendizado Autônomo (BA3), para conscientizar os alunos de seus canais preferenciais para aprender. O teste utilizado para o levantamento inicial de dados para este estudo foi elaborado por Nunan (1996 apud GARDNER & MILLER, 1999) e consiste em detectar três estilos de aprendizagem relacionados a três sistemas sensoriais preferenciais: visual, auditivo e sinestésico. Após a análise dos dados de 75 freqüentadores da BA3, constatou-se a impossibilidade de estabelecer parâmetros precisos de ocorrência dos estilos de aprendizagem, pois o resultado varia nos semestres em que foi levantado, provando, no contexto local, o caráter individual do canal preferencial de aprendizado. Em seguida foram selecionados dez sujeitos para estudos mais detalhados, sendo que nessa etapa os instrumentos utilizados foram uma narrativa de aprendizagem e uma entrevista. A pesquisa respondeu a uma das indagações de nosso interesse: saber se os estilos de aprendizagem, uma vez identificados, efetivamente ajudavam o aluno a aprender mais e melhor. Os resultados expostos neste artigo respondem positivamente a essa pergunta no âmbito local. A identificação dos estilos preferenciais de aprendizagem tem um papel preponderante no aprender a aprender, uma vez que de posse desse conhecimento cada indivíduo pode desenvolver estratégias de aprendizagem para se tornar competente na LE alvo.

Para ler o texto completo do artigo clique aqui

 

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s