HÁ MUITA GENTE QUE É FELIZ E NÃO SABE…


Um dos motivos pelos quais a felicidade é tão difícil de alcançar é que nem sabemos bem o que ela é. Daí a importância das pesquisas do psicólogo americano Martin Seligman da Universidade da Pensilvânia. Seligman concluiu que felicidade é na verdade a soma de três coisas diferentes:

Prazer, Engajamento
e Significado.

Prazer você sabe o que é.

Trata-se daquela sensação que costuma tomar nossos corpos quando dançamos uma música boa, ouvimos uma piada engraçada, conversamos com um bom amigo, fazemos sexo ou comemos chocolate.

Um jeito fácil de reconhecer se alguém está tendo prazer é procurar em seu rosto por um sorriso e por olhos brilhantes.


 

engajamento é a profundidade de envolvimento entre a pessoa e sua vida.

Um sujeito engajado é aquele que está absorvido pelo que faz, que participa ativamente da vida.

E, finalmente, significado é a sensação de que nossa vida faz parte de algo maior. O jeito tradicional de conquistar este terceiro pilar da felicidade, é via religião.

Mas esta não é a única forma de dar significado à vida.

Um truque eficaz para ficar mais feliz é fazer o bem para os outros. E isso não é conversa mole. Seligman mediu em laboratório os efeitos do altruísmo e percebeu que um único ato de bondade pode melhorar efetivamente os níveis de felicidade de uma pessoa por até 2 meses.

Cinco atos de bondade por semana turbinaram sensivelmente o astral das cobaias e quando todos os cinco foram realizados num mesmo dia, o benefício foi ainda maior.

Também se alcança significado construindo algo que pode sobreviver a você.    O exemplo clássico é criar filhos.

Uma outra dica é acreditar que sua vida é importante para alguma grande causa: a história, a ciência, a justiça social, a democracia, liberdade, progresso, a natureza.

Para terminar  há uma regra geral da qual especialista nenhum discorda:   Ter amigos (e nem precisam ser muitos) ajuda a ser feliz. 

Amigos contam pontos nos três critérios: trazem ao mesmo tempo, prazer,    engajamento e significado para nossas vidas.

Prazer:   Permita-se ter experiências sensorialmente agradáveis de vez em quando. Não se trata só de emoções fortes. A maior parte dos prazeres é bem simples:  conversar, ver uma paisagem bonita, comer algo gostoso.

Tire “fotografias mentais” dos momentos agradáveis de sua vida – repare nos detalhes,  nas cores, nos cheiros. Nas horas difíceis, tente recordar-se de tudo.

Tenha companhia.  Quase todas as pessoas sentem-se mais felizes quando estão com outras pessoas. Claro que isso não significa evitar a solidão a qualquer custo, mas é importante ter amigos.

Engajamento:  Dedique-se a tudo que você faz, no trabalho ou fora.
Lembre-se: a diferença entre um emprego chato e um emprego legal pode ser sua postura.

Arrume uma atividade desafiadora, difícil, e esforce-se para se tornar cada vez melhor nela. Yoga, aeromodelismo, videogame, natação, flauta, montain bike, bateria, culinária, futebol. Há opções para todos os gostos.

 

Significado: Pesquisas mostram que escrever num diário as coisas pelas quais você é grato garante um aumento no nível de felicidade que dura seis semanas. Portanto, de tempos em tempos, lembre-se de agradecer.

Faça atos de altruísmo ou bondade.  Colabore com alguma instituição humanitária, ensine algo que você saiba (não interessa se as aulas são de alfabetização ou guitarra), saia do seu caminho para ajudar alguém.   Se tiver alguém que foi importante na sua vida, ainda que num passado remoto, faça-o saber disso, de preferência com uma visita pessoal.

Os cientistas dizem que essa visita de gratidão pode valer um mês de felicidade.

 

Felicidade não é um fim em si, e sim uma conseqüência do jeito  que você  leva a vida.

As pessoas que procuram receitas e respostas complicadas para ela acabam perdendo de vista os pequenos prazeres e alegrias.

É o dia a dia de uma pessoa  e a maneira como ela reage às situações mais banais  que definem seu nível de felicidade.
 

Ou, para resumir tudo: um jeito garantido de ser feliz é se preocupando menos em ser feliz. 

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s