O que é aprender: As três correntes


Falar de correntes na data de hoje; dia da libertação dos escravos. Curioso, não ?
Bem, mas vamos lá.

Qualquer estudo de aprendizagem deve passar obrigatoriamente, mesmo que de relance pelas três principais correntes na psicologia da aprendizagem, a saber: o behaviorismo, o neobehaviorismo e o cognitivismo. O primeiro pode-se dizer que nos dias atuais já está ultrapassado. O último aparece atualmente como a fonte da maioria dos insights na área de aprendizagem. Já o segundo, embora considerado como sendo mera evolução do primeiro, tem tido boa penetração. Pelo menos em alguns estudos ligados à Ciência Cognitiva, particularmente nas neurociências. A preocupação com a natureza do conhecimento é antiga. Já os gregos trabalhavam no tema, que continuou na agenda perpassando os escolásticos, o renascimento e o iluminismo. Filósofos como Descartes, Kant e Locke deram suas contribuições.Na psicologia da aprendizagem, entretanto, começa rudimentarmente com os chamados mentalistas (Lefrancois, 1972). Nesta escola o principal método de investigação sobre sentimentos e sensações era a introspecção. Em uma reação contra a natureza global e imprecisa destas investigações surgem duas escolas, mais ou menos ao mesmo tempo. Nos Estados Unidos desponta o behaviorismo e na Alemanha a Gestalt. Esta por sua preocupação primária com a percepção, prontidão e insight pode ser considerada como a precursora da psicologia cognitiva atual.Muito embora reagindo ao mesmo conjunto de idéias, estas escolas produzem respostas diametralmente opostas. , É particularmente interessante que behavioristas e cognitivistas tenham baseado muitas de suas afirmativas em estudos de animais. Como repara humorísticamente Bertrand Russel (1954):

“Animais estudados por americanos correm freneticamente de um lado para o outro demonstrando incrível dinamismo e vivacidade, obtendo finalmente os resultados esperados apenas por acaso. Animais observados por alemães sentam-se e pensam, para ao final criar suas soluções a partir de suas consciências interiores”.

Em síntese, estas três correntes (behaviorismo, neobehaviorismo e cognitivismo) preocupam-se com o aprendizado. Discriminam-se conforme sua ênfase particular nas três etapas da aprendizagem: estímulo, mediação e resposta. O estímulo refere-se a que circunstâncias do ambiente e/ou do indivíduo determinam um dado comportamento. A resposta é o comportamento observado. E a mediação é o que ocorre entre os dois.

O quadro a seguir resume as três escolas. Ali é possível perceber que as varáveis cognitivistas são menos objetivas que as das duas outras escolas. Por isto, pesquisas de orientação cognitivista enfrentam limitações consideráveis do ponto de vista da possibilidade de um controle mais rígido. No entanto, o cognitivismo, dada a sua abrangência e relação direta com a aprendizagem humana, se apresenta como uma alternativa poderosa de estudo.

Quadro 1 : Correntes teóricas da psicologia da aprendizagem

Escolas

Representação

Foco de interesse

Representantes

  Behaviorismo

  E – R

Estímulo
Resposta
Reforço 

Watson
Thorndike
Guthrie
Skinner

Neo-Behaviorismo

E – M – R

Estimulo
Resposta
Reforço
Mediação

Hull
Spence
Osgood
Hebb

Cognitivismo

M

Percepção
Organização
Processamento da informação
Tomada de Decisão
Resolução de Problemas
Atenção
Memória

Gestaltistas
Ausubel
Bruner
Piaget

   

        Próximo ⇒  

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Anúncios

2 thoughts on “O que é aprender: As três correntes

  1. Ora bem, nao vou detalhar tanto, pretendo desde ja parabenizar o estudo feito pelo doutor e finalmente pedir que os mesmos sejam mais ilucidatyivos, quer enserindo exemplos ou mesmo imagens e buscando o quotodiano. obrigado

  2. Vc tem razão. Este post foi mais teórico, assim como todos os outros desta série. Foram escritos para apresentar várias idéias pedagógicas sob o viés da aprendizagem.
    Mas há os que eu escrevo com enfoque mais prático. Por exemplo leia Gardner e a Inteligência Corporal na prática. Este talvez esteja mais próximo do que você espera. Ok?
    Dê notícias.
    Um abraço,
    Prof. Mauricio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s