A Era da Incerteza


Como prometido, hoje vamos trabalhar a “Era da Incerteza”. Mas o que é isto ?
Vivemos uma era de profundas transformações. Elas se fazem em todas a s esferas de nossas vidas. É cada vez mais difícil prever o dia de amanhã. Esta era de incertezas demanda por um profissional mais flexível, capaz de sobreviver em um mundo velozmente mutável. Para isto é necessário que ele seja hábil em inventar soluções.
Neste contexto cabem as palavras de Earl Weaver “O que realmente conta é o que você aprende depois de ter aprendido”. Falamos de um lado da educação continuada, mas particularmente na habilidade que o profissional de hoje precisa possuir que é a do aprendizado autônomo. Ou seja , ele deve assumir o papel de gerente da sua própria aprendizagem. Para isto é necessário que ele aprenda a aprender. O profissional que sabe aprender, é autônomo. Sabe como obter a informação que precisa. Obtém as informações de forma crítica. Sabe por que e para que vai usar a informação obtida. Pode assim decidir inteligentemente.

—————————————————————————————
Semana que vem tem mais: Sobre as razões para um aprendiz aprender a aprender. Agora com a primeira parte da “Era da Informação”.

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s