Conhecer a aprendizagem facilita / permite o ensinar


Na semana passada vimos como aprendizes de qualidade tornam o trabalho do professor mais fácil. Hoje discutiremos porque. E isto, porque saber sobre aprendizagem é importante para pessoas que tomam decisões em vários níveis da sociedade.
O ato de ensinar implica no objetivo de que o aluno aprenda. Conseqüência óbvia é a necessidade de conhecer o processo de aprendizagem, de modo a fundamentar as atividades de ensino. O conhecimento da aprendizagem não beneficia apenas o ensino, mas suas relações são tão fortes, que é difícil encontrar alguma pesquisa sobre aprendizagem que não tenha alguma ligação com o ensino. Mesmo Piaget cuja proposta original era a de uma pesquisa “pura”, tornou-se referência obrigatória até para os não piagetianos.
Apenas a guisa de exemplo; se aceitarmos o conceito piagetiano de estágios, torna-se ilógico pretender ensinar algo antes que o aluno esteja preparado para tal. No entanto, em algumas circunstâncias podemos faze-lo, se baseados em Vigotski defendermos seu conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Por isto, ao bom professor, entre outros, cabe um duplo papel. Ao planejar suas experiências de ensino, deve levar em conta as características dos seus alunos. Deve ainda estimula-los para que tomem medidas facilitadoras de seu aprendizado. Em ambos os casos, isto só será possível na medida em que o professor domine algumas áreas da aprendizagem.
Até o momento trabalhamos com aspectos pertinentes à relação docente – aluno. No entanto, esta interação ocorre imersa em um contexto mais amplo, e modificações no ensino deveriam respeitar o conhecimento sobre aprendizagem. No relacionamento entre docente e aluno intervêm decisões tomadas pelos mais diferentes membros da sociedade. Todas elas favorecendo ou dificultando estas relações. Mais diretamente intervenientes são as decisões de autoridades escolares e governamentais. Ocupantes destas funções deveriam, da mesma maneira que professores, conhecer aprendizagem de modo a fundamentar de maneira mais adequada suas decisões. Pesquisar e difundir o conhecimento sobre aprendizagem, é então condição necessária embora não suficiente; para que tais decisões sejam mais benéficas ao aluno.
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Semana que vem tem mais, agora apresentando algumas razões pelas quais um aprendiz deveria importar-se com sua própria capacidade de aprender. Começaremos com a “Era da Incerteza”.

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