O Quadro horário de estudos – Tipos e objetivos


Na semana passada discutimos os pressuspostos da construção do quadro horário. Mostramnos que o seu preenchimento adequado depende de um equilíbrio entre o que você precisa, quer e pode fazer.  Agora  tenho como objetivo apresentar os diferentes tipos de quadro horário. Mais específicamente, mostrar que apesar do seu formqato básico ser sempre o mensmo, os diferentes tipos assim se conformam em função dos seus diferentes objetivos.

O Formato básico:

É muito simples. Como para todos os tipos, o seu objetivo é distribuir eventos ou conteudos a ensinar/aprender, localizando-os no tempo. Assim:

image

Na  primeira coluna você coloca o horário (M=Manhã, T=Tarde, N=Noite))  distribuido pelas linhas e nas seguintes os dias (2a., 3a, …Domingo). E na intercessão entre linhas e colunas você coloca o conteúdo (C), escolhido para estudar.

Muito simples, ok? É verdade, mas note que neste momento vc já tomou uma decisão. Por exemplo, ao construir este quadro, assuniu o compromisso com você mesmo de usar a tarde de 4a. para estudar o conteúdo “C3”. E como mostramos no post anterior isto quer dizer que idealmente você decidiu que:

  1. Precisa estudar C3: Isto é, este conteúdo é necessário para você atingir os seus objetivos.
  2. Deseja estudar C3: Você está (ou pretende estar) motivado para deixar de fazer outras coisas de modo a estudar o conteúdo.
  3. Pode estudar C3: Naquele horário será possível realmente estudar o conteúdo e também que basta a tarde de quarta para completar o estudo. Ou seja, a dimensão do conteúdo é adequada à quantidade de tempo que vc alocou para ela.

Pois é, tudo simples e óbvio. Não parece?  Se você acha isto, então peço que releia o post sobre pressupostos. No mundo real, as coisas não costumam ser assim tão simples.

Distribuição de disciplinas:

Abaixo você vê um quadro cujo objetivo é informar aos alunos que disciplina ocorre quando. Ele é aprefentemente diferente do formato básico apresentado linhas atrás. Mas note em primeiro lugar que neste caso não há muita necessidade de precisão. Tanto que o horário fica reduzido à uma pequena célula. Por exemplo; o horário da Metodologia (11/13h) está apenas listado na coluna da segunda.

Mas em segundo lugar perceba que a importância aqui não está no horário, mas na disciplina. A pergunta que os alunos do mestrado provavelmente se fazem é: Quando é a “Metodologia”?

Note que para consultar a tabela o aluno “entra” nela pela disciplina. Por isto a disciplina está na primeira coluna. Esta é a razão pela qual esta coluna é a “coluna indicadora”. Ela te diz por onde você  deve começar a ler a tabela.

E daí? Para que te serve saber disto? Simples. Ao final desta série você deverá saber contruir um quadro horário pessoal. Então uma das primeiras perguntas será: O que é mais importante? A hora? O dia? A disciplina? E portanto a escolha do conteúdo da coluna indicadora dependerá da sua resposta. Ok?

MESTRADO E DOUTORADO EM PSICOLOGIA (*)
Estudos da Subjetividade
QUADRO DE HORÁRIOS PARA 2º sem./2011

image

(*) Extrato do quadro horário disponível em http://www.slab.uff.br/horario.php

Uma outra forma de representar a mesma coisa é o quadro abaixo(1). Note que de novo a pergunta que se responde claramente com ele é que disciplina ocorre quando. Aqui náo há coluna indicadora, mas a maeira de apresentar deixa isto claro.

E isto nos leva a uma segunda propriedade destes quadros. São ferramentas de comunicação. Isto é comunicam alguma coisa a alguém. E isto interessa a você já que o seu quadro horário de estudo deverá representar (e comunicar a você claramente) o seu compromisso pessoal. Seja qual for o formato ele deve ser detalhado o suficiente para conter toda a informação necessária, mas também simples o bastante para que possa rápidamente saber  que tem que fazer e quando.

image

(1) Extrato do quadro horário disponível em www.uff.br/pos…/horarios/quadro%20mod%201%202009.doc

Este é um aviso importante, porque volta e meia encontro tabelas que são excessivamente informativas por conta de um desejo do aluno de nela inserir tudo. E assim o quadro fica carregado com disciplinas, horários, conteudos, bibliografia, notas, etc.

Reconheço que nestes casos a tabela fica muito informativa, e em determinadas circunstâncias pode ser um recurso de síntese interessante. Mas com isto se perde o objetivo principal: te ajudar à rápidamente fazer o que é necessário.

Distribuição do seu estudo.

Até agora lidamos com quadros que comunicam decisões dos professores para os alunos. Agora vamos seguir outro caminho, que é o do aluno para si mesmo. Estamos falando do quadro horário de estudo própriamente dito:

E aqui voltamos ao formato básico de linhas com horários e colunas com dias. Há quadros simples em que os dias se deistribuem apenas de 2a. à 6a. e outros que usam todos os dias da semana. Há ainda os que colocam horários mais genéricos como manhã, tarde e noite e outros que divididos em períodos de 30 minutos extendem-se das 7:00h à meia-noite.

Aqui o que temos então é uma decisão do aluno, balanceando a quantidade de matéria, o tempo necessário para estudá-las e sua capacidade de fazê-lo. Detalhar estas decisões é tema para o proximo post. Agora só uma apresentação.

Se você está mais livre (ou não se adequa a horários rígidos)  pode fazer uso de um quadro mais simples.

image

No outro extremo podemos construir um com colunas sete colunas para os dias da semana e linhas para cada período de uma hora. A quantidade de horas é uma decisão pessoal (mais tarde amplarei este tema). Você pode fazer à mão, com qulaeur programa de computador ou usar um modelo já pronto:

image

O quadro acima pode ser baixado gratuitamente como uma cortesia do Prof. William Douglas em http://www.williamdouglas.com.br/painelcontrole/uploads/quadro%20-%20modelo.pdf 

No entanto, como mostrei no post anterior, o problema não está no quadro em si, já que este é apenas uma matriz de linhas e colunas com dias e horários. A questão maior é como distribuir dentro dele os conteudos a serem estudados. E este será o tema do post da semana que vem.

Até lá!

Você tem alguma dúvida ou pergunta?

Deixe sua questão no campo de comentários !

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s