A Inteligência Lógico-Matemática na prática


logo_da_inteligencia_logico_matemáticaNa semana passada apresentamos um resumo dos conceitos de Gardner sobre a Inteligência Lógico-Matemática.  Hoje procuramos trazer uma visão um pouco mais prática.  Isto é, talvez ao ler o post você tenha ficado curioso(a) sobre em que medida você se enquadra ou não naquela inteligência. O posto de hoje visa ajudá-lo a responder isto e algo mais. Para tal, eu apresento dois tópicos: “As características da Inteligência Lógico-Matemática” e “Aplicações Práticas da Inteligência Lógico-Matemática”. O primeiro descreve as características principais da Inteligência Lógico-Matemática. Nele você poderá estimar se você se aproxima ou não da Inteligência Lógico-Matemática. No segundo tópico você saberá o que fazer com a informação obtida no primeiro tópico.

Antes de tudo um aviso:

O que aqui se apresenta NÃO é um teste diagnóstico. Visa apenas permitir uma primeira aproximação. Assim, seja qual for a sua avaliação, ela é apenas uma estimativa. Isto é, quer você se enquadre ou não na inteligência  tome esta informação com ressalvas. Isto porque:

  1. Gardner afirma que uma inteligência só pode ser identificada em situações práticas, observando-se a inteligência em ação.
  2. É necessário conhecimento técnico para interpretar e particularizar as descrições aqui apresentadas em relação a uma pessoa específica. Isto quer dizer que você pode entender uma coisa diferente daquela que se desejava expressar na listagem abaixo.
  3. Identificar-se com esta ou aquela característica depende do seu auto-conhecimento. Isto significa que você pode achar qua tem uma dada característica qando não a possui, e vice-versa, a depender do seu conhecimento metacognitivo.
  4. Identificar-se com a lista abaixo não significa que você é um indivíduo lógico-matemático. Significa apenas que você identificouem si algo que o aproxima da inteligência. Para diagnosticar o seu tipo de inteligência é necessário um procedimento mais sofisticado com a comparação das suas diferentes características entre si e entre as características das outras inteligências.
  5. Note que a descrição abaixo toma um lógico-matemático ideal. Ideal aqui siginifica um indivíduo idealizado, ou seja, inexistente no mundo real. Isto quer dizer que para ter a Inteligência Lógico-Matemática desenvolvida não é necessário ter todas as característas. Na realidade, as pessoas não tem todas estas características. Chegar a um diagnóstico mais preciso do que a mera aproximação aqui proposta, demanda experiência, conhecimento e um certo grau de sensibildade artística.

Dado o aviso, passemos ao próximo tópico.

As características da Inteligência Lógico-Matemática:

O que se apresenta abaixo é uma lista das principais características da pessoa que possui a  Inteligência Lógico-Matemática. Procure perceber-se em que grau você se aprixima ou não das características:

  • Gosta de ser preciso
  • Aprecia resolução de problemas
  • Aprecia cálculos
  • Gosta de raciocínio abstrato
  • Gosta de ser organizado
  • Aprecia experimentação de maneira lógica
  • Utiliza estrutura lógica
  • Prefere anotações de forma ordenada
  • Aprecia computadores

Aplicações Práticas da Inteligência Lógico-Matemática

Agora você já tem uma certas noção do quanto está proximo (ou não) da Inteligência Lógico-Matemática. O próximo passo é saber o que fazer com esta informação.

Abaixo apresento uma série de ações e circunstâncias em que a Inteligência Lógico-Matemática está em jogo. Se você se identificou muito com a inteligência, procure se colocar em situações como as abaixo citadas já que nelas você poderá desmonstrar suas melhores características e portanto aumenta suas chances de sucesso. Caso contrário tome a lista abaixo como circunstâncias em que você poderá usar para desenvolver a sua Inteligência Lógico-Matemática.

Assim:

  • Estimular a resolução de problemas
  • Usar raciocínio dedutivo
  • Analisar e interpretar dados.
  • Fazer jogos matemáticos de computação
  • Utilizar raciocínio com frequência
  • Estimular experimentos práticos
  • Estimular as próprias potencialidades
  • Possibilitar a realização das coisas passo a passo
  • Utilizar previsão
  • Usar computadores para folhas de trabalho, cálculos etc
  • Ter um lugar para tudo
  • Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares

Você tem alguma dúvida ou pergunta?

Deixe sua questão no campo de comentários !


Leia também:

About these ads

9 thoughts on “A Inteligência Lógico-Matemática na prática

  1. Pingback: Gardner e a Inteligência Musical na prática « Blog da Officina da Mente

  2. Pingback: Gardner e a Inteligência Lingüística – A poesia « Blog da Officina da Mente

  3. Pingback: Quais os dois elementos essenciais da inteligência intrapessoal? (ou da interpessoal?) « Blog da Officina da Mente

  4. Pingback: Inteligência Visual e Matemática (com uma lista de programas matemáticos) « Blog da Officina da Mente

  5. Pingback: O que é o Método de Polya? « Blog da Officina da Mente

  6. Olá Uana,
    Lamento pelo sua filha, mas seja qual for a situação dela tenha certeza que bons cuidados médicos poderão atenuar em muito o seu sofrimento. Por favor releia o post. Você verá que nos NÃO oferecemos serviço genético. O post apenas um indica um local onde ele pode ser obtido. Consulte o post e ligue para o telefone que ali se encontra.
    Felicidades,
    Prof. Mauricio Peixoto

  7. Pingback: Gardner e a Inteligência Musical na prática |

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s